Analista de Infraestrutura e Redes
Qual é o objetivo da função Analista de Infraestrutura e Redes?
Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administrar ambientes informatizados, prestar treinamento e suporte técnico ao usuário. Elaborar documentação técnica e estabelecer padrões. Coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados.
Quais são as atividades desempenhadas pelo Analista de Infraestrutura e Redes?
- Administrar rede local, bem como recursos computacionais relacionados direta ou indiretamente
- Instalar, configurar e manter segurança da rede local.
- Acompanhar o processo de venda do material necessário para manutenção da rede local.
- Disponibilizar e otimizar recursos de rede disponíveis.
- Realizar atividades nas máquinas principais da rede local, tais como gerenciamento de discos, fitas e cópias, parametrização dos sistemas, atualização de versões dos sistemas operacionais e aplicativos.
- Realizar abertura, controle e fechamento de contas nas máquinas principais do domínio local, conforme normas pré estabelecidas.
- Controlar e acompanhar a performance da rede local e sub-redes bem como dos equipamentos e sistemas operacionais instalados.
- Divulgar informações de forma simples e clara sobre assuntos que afetem os usuários locais, tais como mudança de serviços da rede, novas versões de software, etc.
- Garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações e verificar ocorrências de infrações e/ou segurança.
- Comunicar ocorrências de segurança na rede local que possa afetar a rede local e/ou Internet.
- Promover a utilização de conexão segura entre os usuários do seu domínio.
- Auxiliar o acesso a Internet aos usuários da rede interna, cadastrar os usuários e suas senhas e códigos que lhes permitam trabalhar na rede.
- Desenvolver e colocar em prática a política de segurança de redes.
- Pesquisar soluções de tecnologia existentes no mercado.
- Executar outras atividades correlatas.