Analista de Help Desk
Qual o objetivo da função de Analista de Help Desk ou Analista de Informática?
Instalar e manter os sistemas da empresa, identificando e resolvendo problemas, realizando modificações nas instruções de operação em vigor, adaptando, a fim de prover suporte técnico, na sua área de responsabilidade, para a área de tecnologia e informática e/ou usuários interno e externos.
Quais são as atividades desempenhadas pelo Analista de Help Desk ou Analista de Informática?
- Prestar suporte técnico em hardware e software para clientes internos e externos.
- Prestar apoio em sistemas operacionais, banco de dados, teleprocessamento e correlatos.
- Prestar suporte aos usuários sobre serviços, produtos, relacionamento com clientes, garantia, entre outros.
- Participar no estudo, implantação e documentação de rotina que melhorem a operação do computador.
- Padronizar, analisar e programar sistemas de aplicação.
- Acompanhar o desempenho dos recursos técnicos instalados.
- Estabelecer e assegurar a execução rotineira de cópias de segurança.
- Criar e manter políticas de segurança.
- Realizar prevenção contra invasões físicas ou lógicas.
- Instalar, configurar e atualizar programas de antivírus e "anti-SpyWares".
- Zelar pela instalação e manutenção de sistemas operacionais.
- Manter o monitoramento das bases de dados, garantindo seu bom funcionamento.
- Responder pela infraestrutura de TI da empresa, garantindo o suporte tecnológico para o tráfego de informações.
- Padronizar, analisar e programar sistemas de aplicação, acompanhando o desempenho dos recursos técnicos instalados.
- Projetar e prestar manutenção em redes de computadores.
- Definir a manutenção do controle de acesso aos recursos.
- Executar outras atividades correlatas.